Bem-vindo ao Blog Mensagens Mais Você!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Amor e felicidade

Alcançar o amor talvez exija mais renúncia do que alegria e felicidade.

Mensagem do dia 25-02-2008 
 

Alcançar o amor talvez exija mais renúncia do que alegria e felicidade. Nem sei se a felicidade pessoal é compatível com o amor. Por que ligar felicidade ao amor? O amor é sério demais para almejar a felicidade. A felicidade está sempre ligada a alguma forma de inconseqüência.

A paixão sim faz a gente feliz. Só transar? Melhor ainda. Assim como é preciso alguma crueldade para viver, assim como há sempre alguma agressão embrulhada em qualquer vitória, também a felicidade precisa de alguma inconseqüência. 

O amor por si, é repleta de "trágicos deveres". Por isso o amor não está ligado à felicidade. Os que assim a perseguem, deveriam desistir de amar. O amor é um sentimento ligado à lucidez, à renúncia, à compreensões das contradições. Amar é ser capaz de viver um sentimento que se misture fundo com a vida, se torne corriqueiro, mal percebido, sem grandeza, sem efeitos extraordinários, emoções particulares ou excitantes. 

Aqui reside, pois, a complicações do amor. Só se torna visível quando ameaçado acabar. Só se o descobre quando se supõe nada mais sentir. Está onde menos se espera. É profundo, vital, doador, independente de exaltações. Flui imperceptível, aparece ao sumir. 

Pessoas que separam, mesmo livres uma da outra, sentem um vazio, uma perda, um sentimento de possibilidade perdida. É preciso muito viver, muito desiludir-se, muito sentir, muito experimentar, muito perder, muito renunciar, para encontrar o próprio amor, guardado não se sabe em que dobra da gente, e muitas vezes nunca descoberto. 
Morrer sem descobrir o próprio amor escondido é freqüente. E terrível. O que estamos fazendo com o amor que está em nós e diariamente trocamos pelas emoções prazenteiras, pela felicidade inconseqüente, pelas alegrias passageiras? O que estamos fazendo? O que? 

Arthur de Távola


Mensagem do Dia Ana Maria Braga 

Nenhum comentário:

Postar um comentário